top of page

Aos que bebem do PROGRESSISMO

O CONSERVADORISMO, os aguarda no fundo da taça.


Aos que bebem do PROGRESSISMO

Com o título parafraseando a célebre frase de Werner Heisenberg, a proposta do texto que trago é promover uma reflexão sobre o quanto estamos seguros na nossa caminhada, embora o mundo pareça estar desabando.

O assunto do momento em todas as esferas da sociedade mundial é o chamado progressismo; assunto que tem rendido muitas reações, porém com pouco efeito pois parece proposital que a enxurrada de " novidades" tenha chegado em um momento de debilidade intelectual.

O movimento, chamado de progressismo, tem prometido uma revolução cultural que trará ao menos em teoria, a tão sonhada paz social que é o ponto cardeal sociopolítico moderno.

O que vemos é um show de horrores que nos faltam palavras para descrever.

Neologismos, conceitos absurdos, relativização de quase tudo e a cereja do bolo é a falta de definição das palavras.

Democracia relativa, justiça seletiva, fuga da realidade, entre outras aberrações.

Tudo isto está preparado para o deleite daqueles inconsequentes que percebendo ou não, contribuem para a agenda do fracasso humano.

Entre os espinhos deste movimento, vem surgindo vários “grupos sociais e instituições” para amparar a nova forma de sociedade; com tudo, nesse terreno de sofismas sociais vemos brotar algumas sementes que parecem ter caído por ali e insistem em brotar com uma força tão poderosa que só a natureza como ela é, poderia impor.

Em um mundo onde honra, gentileza, ternura, bondade, política, medicina, ciência, religião, estado, democracia, família, justiça, liberdade e tantas outras palavras que de uma hora para outra deixaram de ser substantivos para terem o significado que a sociedade achar conveniente, parece que algumas tradições se impõem.

Vejamos…

Mesmo entre os grupos criminosos, sabemos que seria impossível que se mantivesse de pé sem que houvesse um código de honra, ética, moral, e por fim a cobrança exigente do seu cumprimento, sendo o desvio pago com a própria vida; então fica a pergunta: porque algo tão conservador é tão exigido em um grupo tido como revolucionário, (progressista)?

Uma das respostas, é que o homem naturalmente vai buscar por força dessa mesma natureza, conservar o que ele tem de melhor, sua propriedade privada mais importante: sua essência, (pessoal e das relações).

Talvez, por isso, todas as revoluções propostas pelos grupos progressistas fracassaram, pois se não houver uma estrutura conservadora amparando qualquer movimento social, ele tende ao fracasso.

É preciso saber que a luta pelo conservadorismo – aqui não me refiro apenas ao movimento ideológico – não é apenas da sociedade, mas da própria natureza.

Sabemos que se desmatamos toda uma floresta, a tendência é que ela se restabeleça naturalmente, e ainda que seu restabelecimento seja sabotado os ingredientes para que ela volte ao seu estado natural estarão sempre presentes e em algum momento a natureza encontrará um caminho; vemos isto na prática quando em meio a um deserto escaldante encontramos um oásis.

Num cenário totalmente contrário encontramos o improvável.

Neste sentido, propor uma revolução em ambiente natural é lutar contra a própria natureza, e a pergunta é: quem pode impedir o sol de nascer?

Quem pode impedir que a noite venha? Quem pode impedir que o tempo passe?

A resposta é: ninguém pode e jamais poderá!!

Convido a leitura do livro de Mateus cap7 versos 27 e 29.

Ali, o mestre Jesus, nos mostra o poder de estarmos amparados pelas leis da natureza e que não há motivos para ansiedade, ainda que o cenário seja o pior possível, há movimentos que independem de nós, pois estão acima do nosso campo de ação.

É claro que há meios de interferir na natureza, porém apenas no imprescindível, no inexorável, jamais!!

Em vias de conclusão, o objetivo do texto é aplicar nossos esforços naquilo que importa, é deixar que a natureza faça sua parte, restando apenas como nosso trabalho, manter de pé o ambiente, a atmosfera necessária para que a seu tempo a natureza sociopolítica do ser humano cumpra seu papel.

Para tanto, basta que guardemos firmes os elementos que conservam nossa sociedade no caminho das virtudes humanas, onde na sua prática está o real sentido de “Ser humano.”

No livro de Mateus cap6 v 33, está escrito: "Buscai primeiro o reino de Deus e todas as coisas boas serão acrescentadas.

Entre as coisas a serem acrescentadas está um mundo melhor e uma sociedade mais justa.

Nossa trilha não será fácil, mas também não será em vão.

É característica de toda a revolução, revolver, bagunçar tudo que está posto, com isso nada de bom fica em seu caminho, já o caminho natural do conservadorismo é deixar que a própria natureza faça suas mudanças cabendo a nós a adaptação.

Por esta razão é que estamos seguros em meio ao furacão revolucionário que assola o mundo; nosso abrigo está na natureza divina; Deus para que acredita, por todas essas razões nossa vitória é inevitável.

Que Deus abençoe nossa jornada!!!


Artigo publicado na Revista Conhecimento & Cidadania Vol. III N.º 47 - ISSN 2764-3867


Comments


Posts Em Destaque
bottom of page